terça-feira, 12 de maio de 2009

Isolamento térmico de pavimento associado ao aquecimento por piso radiante

Ainda me recordo há 6 anos quando comecei nesta "guerra" toda a informação que tive de adquirir e filtrar. Cada empresa/instalador/importador tinha a sua própria versão dos factos e dos procedimentos que seriam os mais adequados. O mesmo se poderá dizer de mim, até porque sou eu mesmo que escrevo este texto.

Mas vamos avançar, e tentarei, ser o mais isento possível.
Uma das primeiras preocupações com os componentes a utilizar numa solução de piso radiante passa pela escolha da solução de isolamento térmico de pavimento e há 6 anos quando comecei começavam também a aparecer os isolamentos por reflexão. Não são mais do que materiais ( espuma polietileno, bolha ar, aglomerados, lâ rocha, etc) que possuem uma ou mais faces cobertas por uma película reflectora - normalmente alumínio. Conforme o nome diz "isolamento por reflexão" este tipo de solução utiliza a reflexão para diminuir as perdas/ganhos térmicos em determinado elemento da envolvente. No entanto para que este fenómeno exista é necessária a existência de um espaço de ar de forma que a reflexão tenha lugar, como por exemplo entre panos de alvenaria ou no conforto que sentimos proporcionado pela radiação proveniente da porta de um forno. A partir do momento que o espaço de ar deixa de existir e existe continuidade entre os materiais passa a existir condução e para evitar as perdas por condução - no nosso caso pelo pavimento - só recorrendo a adequadas soluções de isolamento térmico de pavimento.

Quando este tipo de solução, isolamento por reflexão, é instalado associado a um piso radiante e, quando a sua finalidade seria a de reduzir as pernas por condução, estaremos logo à priori a fazer uma má escolha já que existem soluções mais económicas e com desempenhos significativamente superiores. Com mais espessura também como era inevitável já que que o isolamento por reflexão existe normalmente em espessuras que não ultrapassam os 5/10 mm.
Isolar um pavimento onde se pretende instalar aquecimento por piso radiante eléctrico é um autêntico disparare isto quando no lugar dos 5/10 mm de isolamento se poderiam em 90% dos casos aplicar mais de 30mm de isolamento térmico de pavimento.
É evidente que tanto para o instalador (alguns) como para o construtor colocar por exemplo 3,5cm de isolamento térmico de pavimento e ainda por cima em placas, é uma maçada.
O pavimento tem que estar nivelado de forma a receber as placas de isolamento, existe a necessidade de ter atenção aos cruzamentos da tubagem (gestão obra); para o instslador é também mais fácil "esticar a manta" do que ter que colocar as placas de isolamento.
Consequência: as perdas pelo pavimento irão seguramente comprometer a performance do sistema além de o cliente acabar por catalogar o sistema como "gastador" e como uma má opção.
É importante que tanto importadores, instaladores e mesmo os próprios clientes tenham um pouco de preocupação com este aspecto - isolamento térmico -, já que acaba por ser uma das "pedras basilares" para oferecer ao cliente uma excelente solução de aquecimento central.

1 comentário:

  1. Um outro aspecto que importa conhecer relativamente às telas reflectoras diz respeito à sua incompatibilidade com o cimento das argamassas. Estas destroem rapidamente as capas de alumínio ou a tinta de aluminio. Além disso a bolha de ar irá desaparecer por desgaste natural das colas.
    CM

    ResponderEliminar